"Pensar sistêmicamente é pensar que tudo no universo está relacionado a tudo, nada é separado, isolado. E que tudo nesta vida segue uma ordem natural dentro de uma hierarquia. Quando ocorre quebra hierárquica, vem uma disfunção. Ex: O ser humano é físico, mental, emocional e espiritual. Se prioriza um em detrimento do outro vai haver complicação. Alguém muito mental , é pouco emocional. Alguém muito espiritualizado é pouco prático (não materializa). "

Para ser um Terapeuta Sistêmico é preciso além da técnica, respeitar os direitos e sentimentos dos outros, que é um bom alimento para se cultivar um relacionamento agradável, ter sensibilidade e ser cauteloso e estar em dois lugares ao mesmo tempo. "

Texto escrito e usado em curso de Prática Sistêmica, por Jaqueline Cássia de Oliveira - fev/2000

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CORAGEM

O que nos torna corajoso???

Eu sei e você também sabe que para VIVER é preciso ter muita coragem!!!

Coragem para párar!!! Párar para sentir e saber o que você está vivendo, fazendo, falando, vendo e escolhendo!

Coragem!

De onde ela vem? Como ela se apresenta? E porque, às vezes, ela vai embora?

Coragem me lembra Cor, coração, ação, agir!!! Ter cor ao agir? Ou coração ao agir! Não acho que seja aquela idéia de "coração mole", ou de "fulano age sob emoção". Mas, acredito muito que o CORAJOSO sabe o que está sentindo, e mesmo assim parte para a ação! É por sentimento na sua ação!!

Mesmo sentindo medo, ele está lá, agindo! Ele sabe do seu medo, e também sabe que vai precisar agir!!! Em algum momento!

Ser corajoso não significa ser impulsivo! Ser corajoso é também saber um pouquinho de si mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário