"Pensar sistêmicamente é pensar que tudo no universo está relacionado a tudo, nada é separado, isolado. E que tudo nesta vida segue uma ordem natural dentro de uma hierarquia. Quando ocorre quebra hierárquica, vem uma disfunção. Ex: O ser humano é físico, mental, emocional e espiritual. Se prioriza um em detrimento do outro vai haver complicação. Alguém muito mental , é pouco emocional. Alguém muito espiritualizado é pouco prático (não materializa). "
Para ser um Terapeuta Sistêmico é preciso além da técnica, respeitar os direitos e sentimentos dos outros, que é um bom alimento para se cultivar um relacionamento agradável, ter sensibilidade e ser cauteloso e estar em dois lugares ao mesmo tempo. "
Texto escrito e usado em curso de Prática Sistêmica, por Jaqueline Cássia de Oliveira - fev/2000
quarta-feira, 26 de maio de 2010
Comissão de Direito de Família promoveu dois importantes eventos
Foi realizado no sábado (15/05), no auditório da Seccional, o III Encontro de Família da OAB/MG e o I Fórum de Família da Associação Mineira de Terapia de Família – Amitef. O evento foi aberto pelo presidente da Comissão de Direito de Família, Nacib Rachid Silva, e pela presidente da Associação, Ivonete Vieira.
Em seguida foi realizada uma mesa redonda sobre o tema “Fragmentos de Laços Amorosos”, quando foram exibidos trechos dos filmes “A morte inventada”, “A poderosa” e “Surpresas do amor”, passando-se a um debate com o público, coordenado pela assistente social Marlene Aparecida de Paula, com a participação do juiz da 5ª Vara de Família da Capital, Claiton Rosa de Resende; do promotor Renato Augusto Mendonça, também da 5ª Vara; do padre Antônio Carlos Ferreira de Souza, da paróquia de São Judas Tadeu em Betim e da psicoterapeuta de família, Ana Carolina Morici.
Após breve intervalo, foi apresentada a palestra do filósofo e teólogo Celito Méier, sob o tema “Laços e Nós Familiares (encontros e desencontros)”. Sua exposição foi divida em quatro partes: “O ser humano”, “A família”, “Características da família na sociedade moderna” e “A experiência do amor”. O trabalho despertou grande interesse do público presente, que aplaudiu de forma entusiasmada.
O presidente da Comissão de Direito de Família, Nacib Rachid Silva, falando ao JA Online, afirmou que “A Comissão que dirige, ao buscar a parceria com a Amitef, quer concretizar a interdisciplinaridade como forma de aprimorar as técnicas de soluções dos conflitos familiares”.
Também estiveram presentes ao evento as diretoras científicas da Associação Mineira de Terapia de Família, psicólogas e terapeutas Leônia Ornelas Figueiredo e Naílde Dias Monção. Após o encerramento, foi servido um coquetel aos presentes
Christiane Avellar
Comissões OAB/MG
21025969
Oi amiga,
ResponderExcluirQue delícia, hein? Gostei muito do espaço e te admiro mais ainda pela conquista.
Virei sempre que puder lhe fazer uma visitinha, tá?
beijão,